Carregando...
BitcoinCoinmetricsCriptoativosCriptofacilMercadoNotíciasStablecoins

Stablecoins registram alta história em volume durante volatilidade do mercado de criptoativos

Stablecoins registram alta história em volume durante volatilidade do mercado de criptoativos

Embora o Bitcoin tenha recuperado parte de seu valor depois que a principal criptomoeda do mercado recuou mais de 40% com a crise causada pelo avanço do coronavírus pelo mundo, a turbulência ainda pode ser verificada no mercado de criptoativos que vem observado uma retomada na volatilidade dos preços levando o mercado a massivas vendas diárias.

No entanto, enquanto os investidores do mercado de ações fugiram principalmente para a segurança do dólar americano e de outras moedas fiduciárias, os investidos em criptoativos, segundo relatório da CoinMetrics, chamado “State of the Network”, mostrou que as stablecoins apresentaram um crescimento massivo neste período. Isso mostra que elas têm funcionado como um ativo de reserva para traders e investidores quando os mercados de criptomoedas estão em tempos incertos.

O relatório da CoinMetrics acompanhou o fornecimento de stablecoins (Tether emitido em Omni (USDT), Ethereum (USDT-ETH) e Tron (USDT-TRX), DAI, PAX, USDC , TUSD e GUSD), a partir de 19 de fevereiro, época em que o impacto da pandemia de coronavírus se tornou visível nos mercados globais. A CoinMetrics descobriu que elas se mostraram incrivelmente resistentes durante a crise e que o seu uso apresentou um crescimento parabólico depois que o Bitcoin experimentou sua queda maciça em 12 de março.

Gráfico comparando o preço do Bitcoin com o fornecimento de stablecoins desde 2 de fevereiro   (Fonte: CoinMetrics )

A CoinMetrics também descobriu que o valor de mercado das stablecoins como porcentagem do valor de mercado do Bitcoin dobrou em questão de dias.

Gráfico mostra o valor de mercado das stablecoins como uma porcentagem do Bitcoin

No dia seguinte ao início da queda maciça do Bitcoin, as stablecoins atingiram o nível mais alto em termos de valor de transferência. Em 13 de março, a transferência agregada de todas as stablecoins rastreadas pela CoinMetrics atingiu o pico de US$ 444,21 milhões.

Um aumento na confiança na stablecoin causou aumentos maciços em seus valores de mercado. De acordo com a CoinMetrics, o USDC tem sido o maior ganhador em termos percentuais, vendo seu valor de mercado aumentar em 57% nos últimos 30 dias. O Tether (USDT), emitido no Ethereum, ficou em segundo lugar com um aumento de 40% no valor de mercado e foi seguido de perto pelo USDT emitido na Tron.

Gráfico mostrando o gráfico de crescimento de 30 dias para os valores de mercado do stablecoin

O enorme aumento no valor da transferência mostra que dinheiro que estava investido no Bitcoin foi “derramado” no setor de stablecoin durante estes tempos de grande turbulência no mercado, segundo o relatório. O fato de os investidores estarem buscando estabilidade ao mesmo tempo em que desejam uma maneira mais fácil de voltar às negociações para aproveitar as oportunidades do mercado, demonstra que as stablecoins são uma das melhores maneiras de manter o dinheiro seguro em tempos de incerteza.

Leia também: Momento é de cautela, mas Bitcoin ainda inspira confiança em analistas e exchanges brasileiras