NEM – Smart Asset Blockchain

2018-07-11T11:08:59+00:00 11 julho 2018 - 10:41 am |Categorias: Blockchain|0 Comentários

( Eu, Alex Braz) Venho pesquisando e desenvolvendo soluções com Blockchain desde 2015, é comum neste meio ainda incipiente uma quantidade gigantesca de informações sobre novos e promissores projetos, dentro das mais variadas áreas, prometendo as mais variadas soluções.

A maioria delas se concentra em ser uma plataforma na qual as empresas possam criar aplicações, conhecidas como Smart Contracts, utilizando a rede Blockchain para executar alguma lógica de negócio específica. Ocorre que muitas destas soluções deixam de lado o fato de que as empresas que têm adotado Blockchain, já contam com uma infinidade de sistemas internos, integrações, processos batch entre outras complexidades tecnológicas que não serão substituídas do dia para a noite, nem tampouco com o mínimo esforço.

Diante disso, neste artigo tenho a pretensão de apresentar o máximo possível da solução Nem.

Nem é uma empresa e uma provedora de soluções Blockchain públicas e permissionadas, através de uma empresa de tecnologia e da comunidade de desenvolvedores, que conta com parceiros globais, soluções e uma criptomoeda como parte de sua rede pública.

Nem Foundation

A fundação Nem é quem faz a governança da rede, assim como provê o suporte e é composta por uma série de players com reconhecida competência ao redor do mundo todo, participação efetiva em países como Rússia, Japão, China, Emirados Árabes, Colombia, Estados unidos, Alemanha, Áustria, dentre vários outros, que agregam muito conhecimento e segurança à solução da Nem, aliás, a fundação é sediada em Singapura e foi criada em 2014, antes de várias outras soluções mais conhecidas no Brasil como Ethereum, Corda e Hyperledger.

A Moeda

Na rede Nem, se transaciona a criptomoeda XEM, a principal função da XEM é evitar SPAM na rede e criar um ativo cujo valor possa ser trafegado, transferido e ofertado para os colaboradores da rede, os validadores das transações, aqueles que na rede Bitcoin são conhecidos como Mineradores. A moeda tem suprimentos fixo e já foi totalmente emitido um total de 8.999.999.999 XEMs.

Blockchain Nem

A Blockchain utilizada pela Nem, conta com um mecanismo de consenso chamado POI (Proof-Of-Importance), nele cada validador das transações, é escolhido pela sua importância na rede, e esta importância é construída conforme o validador detém moedas XEM, no mínimo 10.000 XEMs para que seu nó seja apto para validar as transações, mas além disso, leva-se em consideração a quantidade de transações feitas por cada nó para que se ganhe importância na rede, uma vez que se valida um bloco (o block-time da NEM é de 15 segundos), se recebe como recompensa a soma das taxas das transações do bloco, este processo é conhecido como HARVESTING. Além disso, o processo de validação das transações não depende de hardware especializado, nem utiliza grandes quantidades de energia elétrica.

Soluções Nem

Sobre a tecnologia, a Nem é um avanço em relação à outras soluções no sentido de que disponibiliza uma suíte inteira de softwares e soluções prontas, testadas e ready-to-use, a fim de facilitar a adoção de Blockchain, encapsulando todas as complexidades, uma vez que um grande time técnico já fez a maior parte do trabalho. Desta forma cabe às empresas que queiram implementar as soluções da Nem, desenvolverem integrações entre seus sistemas legados e a rede Nem, principalmente através de APIS, a Nem também disponibiliza SDKs nas principais linguagens de programação, ou seja, entre criar uma nova linguagem e focar em apenas uma linguagem de grande adoção, a Nem optou por um outro caminho, dar suporte à todas as principais linguagens de programação em termos de adoção.

Fazem parte da suite de soluções Nem:

Nano-Wallet: A Nano-Wallet, é uma carteira digital mobile e desktop, que serve para visualizar seu saldo em XEM, assim como transferir, criar invoices para receber pagamentos, essas características são comuns a todas as wallets, mas os diferenciais da Nano-Wallet são que ela já implementa alguns dos serviços da rede Nem, por exemplo o Mosaic e o Apostille, além de já contar com integração com a Cold Wallet Trezor.

Mosaic: A Nem já implementa um sistema para criação de ativos digitais complexos, trata-se do Mosaic, nele é possível você criar uma classe inteira de ativos digitais, seja uma moeda ou um documento, ou um tipo específico de pedra preciosa, isso em menos de 5 minutos.

Apostille: O Apostille é um serviço de timestamp e notorização de documentos, já pronto para uso na rede Nem, podendo ser integrado em minutos através de uma API que é implementada pela Nano-Wallet, ou seja, você já conta com um produto em produção utilizando o Apostille por mais de 10 mil pessoas ao redor do mundo.

Namespace:  Dentro da rede Nem, os usuários podem associar sua conta, a um nome que seja human-readable, como um domínio de um site na internet, depois de criar seu Namespace você pode criar algo como sub-domínios abaixo dele, facilitando as transações e a localização de outros usuários na rede.

Atualmente está em fase de testes pela comunidade de desenvolvedores uma nova versão da Blockchain NEM, chamada Catapult, que é escalável para até 4000 transações por segundo, numa rede permissionada, seu lançamento está previsto para o final deste ano e promete aumentar ainda mais o leque de possibilidades.

Mais informações em:

https://nem.io/

https://github.com/nemtech

https://coinmarketcap.com/currencies/nem/

https://nem.io/downloads/

 

  • Publicado por Alex Braz :https://www.linkedin.com/pulse/nem-smart-asset-blockchain-alex-braz/?published=t

Deixe um Comentário